domingo, 7 de novembro de 2010

Marie Curie,a mulher do Rádio.





Marie Curie
Foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com Premio Nobel, de Física, em 1903 pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos,o rádio e polônio.Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.



Carreira científica

Ela conseguiu que seu marido, Pierre Curie, se tornasse chefe do Laboratório de Física na Sorbonne, foi doutorada em Ciências em 1903, e após a morte de Pierre Curie em 1906, em um acidente, ela ocupou seu lugar como professora de Física Geral na Faculdade de Ciências. Foi a primeira vez que uma mulher ocupou este cargo. Ela também foi nomeada Diretriz do Laboratório Curie no Instituto do Radium, da Universidade de Paris, fundado em 1914.
Participou da 1ª à 7ª Conferência de Solvay.

Isso é um pequeno reconhecimento,que o 9º ano faz para essa mulher que deu a sua vida para o trabalho,em prol da humanida,ela fez que a ciência desse um pulo muito alto,obrigado Marie Currie,a mulher cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário